5 de maio de 2011

ENDOCRINOLOGIA – NEUROENDOCRINOLOGIA: CAUSAS E SINTOMAS DA DEFICIÊNCIA DO HORMÔNIO DE CRESCIMENTO (SOMATOTROFINA – HGH) EM CRIANÇAS E ADULTOS.

O hormônio de crescimento (somatotrofina – HGH) é produzido pela glândula pituitária (pequena glândula que se localiza abaixo do cérebro). Além do hormônio do crescimento (somatotrofina – HGH) a glândula pituitária produz outros hormônios. Se houver redução da produção ou não houver produção do hormônio do crescimento (somatotrofina – HGH) durante a infância, o resultado é o atraso do crescimento, tornando o crescimento mais lento, a criança geralmente fica com baixa estatura e outros problemas de maturidade do organismo. A deficiência do hormônio de crescimento (somatotrofina – HGH) provoca um atraso inapropriado no alongamento e alargamento dos ossos, sendo que eles não ficam compatíveis com a idade cronológica da criança. È requerida um quantidade adequada do hormônio do crescimento (somatotrofina – HGH) durante a infância para manter o crescimento e a maturidade sexual normal quando chegar a adolescência. Em alguns casos o aparecimento da deficiência do hormônio do crescimento (somatotrofina – HGH) ocorre no período pré-natal, já antes de nascer e em outros casos a deficiência do hormônio do crescimento (somatotrofina – HGH) ocorre meses ou anos após o nascimento. Antes do nascimento são necessários testes laboratoriais para diagnosticar a deficiência do hormônio do crescimento (somatotrofina – HGH), porque a deficiência do crescimento e da maturidade pode ter diversas outras causas, incluindo influências genéticas. Nos adultos, o hormônio do crescimento (somatotrofina – HGH) é necessário para manter a gordura corporal em níveis adequados, manter a massa muscular e a densidade mineral ósseaNos adultos a falta ou a pouca produção do hormônio do crescimento (somatotrofina – HGH) pode levar a distúrbios emocionais, fadiga, falta de motivação, insônia, etc. Pode haver alteração do colesterol, principalmente aumento do mau colesterol. 
A deficiência do hormônio do crescimento (somatotrofina – HGH) é causada pela pouca ou nenhuma produção do hormônio do crescimento (somatotrofina – HGH) na glândula pituitária. A deficiência do hormônio do crescimento (somatotrofina – HGH) pode ter causa congênita, ou seja, quando já se nasce com o problema, ou causa adquirida, ou seja, que ocorre após o nascimento. A deficiência congênita do hormônio do crescimento (somatotrofina – HGH) pode estar associada com uma anormalidade da glândula pituitária ou pode ser parte de outra síndrome.No envelhecimento, normalmente ocorre o decréscimo da produção do hormônio do crescimento (somatotrofina – HGH). Causas adquiridas de produção deficiente do hormônio do crescimento (somatotrofina – HGH) incluem infecções, tumores cerebrais, acidentes com comprometimento cerebral, cirurgias cerebrais ou radiação da cabeça. Podemos ter alguns casos, em que as causas não são identificadas. As crianças que apresentam deficiência do hormônio do crescimento (somatotrofina – HGH) podem apresentar baixa estatura, velocidade de crescimento mais lenta principalmente na puberdade, aumento da circunferência da cintura, a criança pode parecer mais jovem do que na realidade é, atraso no desenvolvimento dos dentes, atraso da puberdade. Os adultos que apresentam deficiência do hormônio do crescimento (somatotrofina – HGH) podem apresentar falta de energia, diminuição da força e da capacidade de fazer exercícios, diminuição da massa muscular, ganho de peso, especialmente em volta da cintura, ansiedade, depressão ou tristeza, mudança do comportamento social, pele fina e seca. Se tiver dúvida quanto a deficiência do hormônio do crescimento (somatotrofina – HGH) em crianças ou adultos, o mais adequado é procurar um endocrinologista o quanto antes.

Dr. João Santos Caio Jr.
Endocrinologia – Neuroendocrinologista
CRM 20611

Dra. Henriqueta V. Caio
Endocrinologista – Medicina Interna
CRM 28930

Como Saber Mais: 
1. O hormônio de crescimento (somatotrofina – HGH) é produzido pela glândula pituitária (pequena glândula que se localiza abaixo do cérebro)? 
http://crescercriancasjuvenil.blogspot.com 

2. A deficiência do hormônio de crescimento provoca um atraso inapropriado no alongamento e alargamento dos ossos, sendo que eles não ficam compatíveis com a idade cronológica da criança?
http://crescermais2.blogspot.com 

3. A deficiência do hormônio do crescimento pode ter causa congênita, ou seja, quando já se nasce com o problema, ou causa adquirida, ou seja, que ocorre após o nascimento?
AUTORIZADO O USO DOS DIREITOS AUTORAIS COM CITAÇÃO 
DOS AUTORES PROSPECTIVOS ET REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA.


Referências Bibliográficas: 
Mohsen S Eledrisi, MD, FACP, FACE, Consultant and Assistant Professor, Department of Internal Medicine, Division of Endocrinology and Metabolism, King Abdulaziz National Guard Medical Center, Saudi Arabia.
 
Contato:
Fones: (11)5572-4848/ (11) 2371-3337/ ou 98197-4706 TIM 
Rua: Estela, 515 – Bloco D -12ºandar - Conj 121/122
Paraiso - São Paulo - SP - Cep 04011-002
e-mails: vanderhaagen@gmail.com


Seguir no Google Buzz