5 de maio de 2011

ENDOCRINOLOGIA – NEUROENDOCRINOLOGIA: CAUSAS E SINTOMAS DA DEFICIÊNCIA DO HORMÔNIO DE CRESCIMENTO (SOMATOTROFINA – HGH) EM CRIANÇAS E ADULTOS.

O hormônio de crescimento (somatotrofina – HGH) é produzido pela glândula pituitária (pequena glândula que se localiza abaixo do cérebro). Além do hormônio do crescimento (somatotrofina – HGH) a glândula pituitária produz outros hormônios. Se houver redução da produção ou não houver produção do hormônio do crescimento (somatotrofina – HGH) durante a infância, o resultado é o atraso do crescimento, tornando o crescimento mais lento, a criança geralmente fica com baixa estatura e outros problemas de maturidade do organismo. A deficiência do hormônio de crescimento (somatotrofina – HGH) provoca um atraso inapropriado no alongamento e alargamento dos ossos, sendo que eles não ficam compatíveis com a idade cronológica da criança. È requerida um quantidade adequada do hormônio do crescimento (somatotrofina – HGH) durante a infância para manter o crescimento e a maturidade sexual normal quando chegar a adolescência. Em alguns casos o aparecimento da deficiência do hormônio do crescimento (somatotrofina – HGH) ocorre no período pré-natal, já antes de nascer e em outros casos a deficiência do hormônio do crescimento (somatotrofina – HGH) ocorre meses ou anos após o nascimento. Antes do nascimento são necessários testes laboratoriais para diagnosticar a deficiência do hormônio do crescimento (somatotrofina – HGH), porque a deficiência do crescimento e da maturidade pode ter diversas outras causas, incluindo influências genéticas. Nos adultos, o hormônio do crescimento (somatotrofina – HGH) é necessário para manter a gordura corporal em níveis adequados, manter a massa muscular e a densidade mineral ósseaNos adultos a falta ou a pouca produção do hormônio do crescimento (somatotrofina – HGH) pode levar a distúrbios emocionais, fadiga, falta de motivação, insônia, etc. Pode haver alteração do colesterol, principalmente aumento do mau colesterol. 
A deficiência do hormônio do crescimento (somatotrofina – HGH) é causada pela pouca ou nenhuma produção do hormônio do crescimento (somatotrofina – HGH) na glândula pituitária. A deficiência do hormônio do crescimento (somatotrofina – HGH) pode ter causa congênita, ou seja, quando já se nasce com o problema, ou causa adquirida, ou seja, que ocorre após o nascimento. A deficiência congênita do hormônio do crescimento (somatotrofina – HGH) pode estar associada com uma anormalidade da glândula pituitária ou pode ser parte de outra síndrome.No envelhecimento, normalmente ocorre o decréscimo da produção do hormônio do crescimento (somatotrofina – HGH). Causas adquiridas de produção deficiente do hormônio do crescimento (somatotrofina – HGH) incluem infecções, tumores cerebrais, acidentes com comprometimento cerebral, cirurgias cerebrais ou radiação da cabeça. Podemos ter alguns casos, em que as causas não são identificadas. As crianças que apresentam deficiência do hormônio do crescimento (somatotrofina – HGH) podem apresentar baixa estatura, velocidade de crescimento mais lenta principalmente na puberdade, aumento da circunferência da cintura, a criança pode parecer mais jovem do que na realidade é, atraso no desenvolvimento dos dentes, atraso da puberdade. Os adultos que apresentam deficiência do hormônio do crescimento (somatotrofina – HGH) podem apresentar falta de energia, diminuição da força e da capacidade de fazer exercícios, diminuição da massa muscular, ganho de peso, especialmente em volta da cintura, ansiedade, depressão ou tristeza, mudança do comportamento social, pele fina e seca. Se tiver dúvida quanto a deficiência do hormônio do crescimento (somatotrofina – HGH) em crianças ou adultos, o mais adequado é procurar um endocrinologista o quanto antes.

Dr. João Santos Caio Jr.
Endocrinologia – Neuroendocrinologista
CRM 20611

Dra. Henriqueta V. Caio
Endocrinologista – Medicina Interna
CRM 28930

Como Saber Mais: 
1. O hormônio de crescimento (somatotrofina – HGH) é produzido pela glândula pituitária (pequena glândula que se localiza abaixo do cérebro)? 
http://crescercriancasjuvenil.blogspot.com 

2. A deficiência do hormônio de crescimento provoca um atraso inapropriado no alongamento e alargamento dos ossos, sendo que eles não ficam compatíveis com a idade cronológica da criança?
http://crescermais2.blogspot.com 

3. A deficiência do hormônio do crescimento pode ter causa congênita, ou seja, quando já se nasce com o problema, ou causa adquirida, ou seja, que ocorre após o nascimento?
AUTORIZADO O USO DOS DIREITOS AUTORAIS COM CITAÇÃO 
DOS AUTORES PROSPECTIVOS ET REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA.


Referências Bibliográficas: 
Mohsen S Eledrisi, MD, FACP, FACE, Consultant and Assistant Professor, Department of Internal Medicine, Division of Endocrinology and Metabolism, King Abdulaziz National Guard Medical Center, Saudi Arabia.
 
Contato:
Fones: (11)5572-4848/ (11) 2371-3337
Rua: Estela, 515 – Bloco D -12º andar - Conj 121
Paraíso - São Paulo - SP - Cep 04011-002
e-mails: vanderhaagenbrasil@gmail.com


Seguir no Google Buzz


27 de abril de 2011

ENDOCRINOLOGIA – NEUROENDOCRINOLOGIA: SINAIS E SINTOMAS DA DEFICIÊNCIA DO HORMÔNIO DO CRESCIMENTO - SOMATOTROFINA (GH) NO ADULTO



E AS IMPORTANTES ALTERAÇÕES QUE A DEFICIÊNCIA DE HORMÔNIO DE CRESCIMENTO PROVOCA NO ORGANISMO.

A diminuição do nível de hormônio do crescimento - somatotrofina (HGH) em adultos (DHGH) pode resultar em sinais, tais como: enfraquecimento do músculo de contração do coração e da freqüência cardíaca, aumento da placa arterial e pressão arterial, lípides ou gorduras no sangue elevados, triglicérides, colesterol total, LDL-colesterol elevados, diminuição da capacidade da prática de exercício físico devido à diminuição do débito cardíaco, diminuição da energia devido à diminuição da taxa metabólica.Também ocorrem alterações na composição corporal, tais como: aumento da obesidade abdominal (relação cintura/quadril), diminuição da densidade mineral óssea devido à diminuição da formação de osso, aumento de fraturas e osteoporose, diminuição da força muscular e massa muscular, diminuição da massa corporal magra e aumento da massa gorda. Em relação às alterações de açúcar no sangue, o indivíduo pode apresentar tonturas ou desmaios, fraqueza ou cansaço, dores de cabeça, falta de concentração ou memória. Os sintomas físicos variam como falta de energia ou fadiga, diminuição do desejo sexual, fraqueza muscular, problemas de sono e ganho de peso. Os sintomas psicológicos são muito importantes, porque, geralmente mudam de forma importante o comportamento da pessoa, e é freqüente a presença de acanhamento, nervosismo ou ansiedade, problema com a qualidade do sono, diminui o contato social, tristeza ou depressão e sentimentos de desesperança.
Todas estas alterações acima são causadas pela deficiência ou falta de produção do hormônio do crescimento somatotrofina (HGH) pela glândula pituitária anterior e os hormônios são mensageiros químicos produzidos por células especiais, localizadas nas glândulas e em outros órgãos do organismo. Raramente é útil uma única dosagem do hormônio do crescimento, vista que, ela é mais baixa durante o dia e é secretada em pulsos e não de forma constante, portanto normalmente é necessário se dosar o hormônio do crescimento pós-estímulo para um diagnóstico mais preciso. O diagnóstico de deficiência do hormônio do crescimento - somatotrofina (HGH) em adulto exige também uma história prévia de qualquer deficiência de hormônio de crescimento - somatotrofina (HGH) na infância ou história de doença orgânica pituitária.

AUTORES PROSPECTIVOS

Dr. João Santos Caio Jr. 
Endocrinologia – Neuroendocrinologista
CRM 20611


Dra. Henriqueta V. Caio 
Endocrinologista – Medicina Interna 
CRM 28930 

Como Saber Mais:
1. A diminuição do nível de hormônio do crescimento somatotrofina (HGH) em adultos pode resultar em sinais, tais como: enfraquecimento do músculo de contração do coração e da freqüência cardíaca?
http://reposicaohormonal2.blogspot.com

2. A diminuição do nível de hormônio do crescimento somatotrofina (HGH) em adultos pode levar à diminuição da densidade mineral óssea devido à diminuição da formação de osso, aumento de fraturas e osteoporose?
http://osteoporose2.blogspot.com

3. Também ocorrem alterações na composição corporal, tais como: aumento da obesidade abdominal (relação cintura/quadril)?
http://obesidadecontrolada3.blogspot.com

AUTORIZADO O USO DOS DIREITOS AUTORAIS COM CITAÇÃO
DOS AUTORES PROSPECTIVOS ET REFERÊNCIA BIBLIOGRAFIA.

Referências Bibliográficas:
Lorena Sosnowski, BSN, CrNi, Ann Arbor, MI, Brian Stabler, Ph.D., UNC Chapel Hill, Chapel Hill, Carolina do Norte, Michael O. Thorner, MB, D.Sc., Centro de Ciências da Saúde UVA Charlottesville, VA, Associação Americana de Psicologia, Associação Psiquiátrica Americana. 


Contato:
Fones: 55 (11) 2371-3337/(11)5572-4848
Rua: Estela, 515 – Bloco D -12ºandar - Conj 121/122
Paraiso - São Paulo - SP - Cep 04011-002
e-mails: vanderhaagenbrasil@gmail.com

Site Clinicas Caio
http://drcaiojr.site.med.br
http://dracaio.site.med.br

Site Van Der Häägen Brazil
www.vanderhaagenbrazil.com.br


↘Acesse nosso canal deixe seu like!


Google Maps:

http://maps.google.com.br/maps/place?cid=5099901339000351730&q=Van+Der+Haagen+Brasil&hl=pt&sll=-23.578256,-46.645653&sspn=0.005074,0.009645&ie=UTF8&ll=-23.575591,-46.650481&spn=0,0&t=h&z=17